Páginas

maio 02, 2013

Dykes to watch out for


 Quadrinhos literários - chamados de romances gráficos (graphic novels).
Esse termo é usado geralmente para quadrinhos de longa duração, seja qual for o estilo gráfico, baseado em um estrutura parecida com a prosa comum ou o romance. Fuçando a internet encontrei a Fun Home de Alison Bechdel. O termo Fun Home é um trocadilho que pode tanto ser traduzido como "casa de diversão" quanto como "funerária", já que o negócio da família de Alison era justamente esse. A autora, uma quadrinista da Pensilvânia, que escreve sobre lembranças da infância; seu pai, figura  importante que tem destaque especial, as relações lésbicas, suas desventuras aí, e muitas citações literárias. 
"A narrativa é como um labirinto, hora externando sentimentos e fatos para no segundo seguinte voltar ao centro da história. Inclusive, a sexualidade é um dos pontos que unem pai e filha que - mesmo separados por anos-luz em questão de gostos - eram, ambos, homosexuais. Ela, assumida desde a adolescência e bem resolvida. Ele, homem casado cujo comportamento com garotos jovens rendeu até um grande processo, nunca quis se expôr".  
As personagens, além dela mesma, com um pseudônimo, tem outras companhias femininas. Todas elas, estão descritas em cast biographies.

Pra ler as tirinhas, vá em  Dykes to watch out for, depois em Dykes, e por fim, strip archives. Boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário