Páginas

junho 06, 2013

Áries

Tentarei ser imparcial (sem ser realmente, ora pois).
Os arianos são pessoas que querem muito. Querem as coisas quase impossíveis. É o primeiro do zodíaco: é o impulso, a impetuosidade, em todos os significados que puderem haver. Sonhadores, isso que somos. A vida é impulso e movimento.
Mudar e rápido. Digo pra mim, ‘tenha caaaalma carneirinho!’
 As coisas não acompanham o nosso querer... Se machuca, se fere, se atrapalha, por que chega perto demais das coisas, assume riscos que às vezes não pode dar conta, mas sempre tentando acertar, levar em conta algumas condições. Mesmo que irreais. Momentânea irrealidade.

Apressados, impacientes, que a realidade não é o bastante, e se fosse, deve ser modificada. Inquietos, inconformados, insubordinados. Aí nos dizem que somos da briga, a ‘índole irascível’. Não é correto. Se atropela o significado original, pra dar lugar aos estigmas. Existe uma vontade ideológica muito forte, o idealismo de mudanças, de vontade de modificar o que está errado, injustiças, desigualdades.. Qual ariana (o) resiste a levantar uma bandeira de proteção, igualdade, do que for...? É muito desejo por transformar utopias possíveis em realidade. E generosidade, acolhimento dos mais fracos, justiça social., por que não aceita o que aí está, da forma como está. Não pode!!
Não sei de nenhum outro que levanta a espada e as bandeiras por justiça com maior orgulho e inquietação!

Você vai ver arianas bem na frente da passeata do que for, nas greves dos estudantes e trabalhadores, nos movimentos sociais, partidários e apartidários, dos corações partidos e apaixonados. Em qualquer frente de discussão e desobediência civil. Aposto e ganho, que Joana D’arc era ariana. Ayrton Senna era arianissímo. E Cazuza com nosso hino Exagerado, exatamente! É vontade de se meter, lutar, insurgência natural, congênita e feliz.

Obs. Ah, tem doçura também...mas só se puder passar no meio dos espinhos, escuro e trabalhoso, tiver paciência de esperar... o gosto agridoce. (Doce jamais, okey bitch?).


5 comentários:

  1. Quando penso relação homem- ambiente-espaço-universo do ponto de vista arquetípico penso também em mobilidade, flexibilidade, plasticidade, possibilidades. Arrisco dizer que ser de Áries, é ser um arquétipo. E que este surgiria considerando esse entrelaço homem-universo-intergaláctico , com todos seus referenciais, e peculiaridades no sentir e tocar o mundo. E como tudo isso influencia na maneira como irei agir sobre esse mundo. Acredito que um ariano possa ser impulsivo, combatente, inconformado, Justiceiro, mas, trajando diversas roupagens. Um justiceiro que preze a justiça usando metáforas, recitando poesia. ou esculpindo/compondo uma obra de arte.Um justiceiro que saia as ruas gritando por melhores condições sociais, também. Um justiceiro que saia as ruas gritando, se impondo com voracidade, mas ,que em outro momento use o silêncio como sua voz, pra modificar, questionar também. Ainda acredito num Ariano justiceiro que possa agregar em si outras tantas características do geminiano, ou mesmo do aquariano. ( e vice e versa) e etc. Um ariano justiceiro que venha a surgir com outras tantas formas de se buscar justiça( aquela justiça que satisfaça apenas suas ideologias pessoais ou aquela pensando em prol de um coletivo. Ou as duas juntas. Apesar de que existe muito ariano que nem tem senso de justiça,ou seja, nem é justiceiro. São os arianos que não sabem pra que vieram ou porque vieram. Tem muito ariano acomodado ou conformado com o mundo tal como é. Além do mais, tem aqueles arianos que não tem, ou não tiveram tantas possibilidades de questionar/ teorizar ou compreender(geograficamente, historicamente, ‘’aurelicamente’ porque esse mundo foi constituído dessa maneira. E a partir disso, discernir sobre todas suas injustiças. Alem disso , tem aqueles arianos(muitos por sinal) que estão dominados, submetidos a uma massa maior de arianos que ao longo dos tempos mataram, exploraram, foram injustos(ironia?) e acumularam poder só pra eles, pra explorar, sugar,martirizar , segregar desses outros arianos a dignidade, salubridade, conforto e respeito...(tantos sãos os arianos que estão pra o aquém. Sem o direito ao menos de ser visto como ariano. Sem o direito de ser visto como um cidadão pois nem sabe que é ariano que é gente, que é humano . E pensando nesses arianos... pergunto: Que diferença faz estar no topo do zodíaco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Decididamente, tu és ariana amor. O que só comprova a teoria acima. rs

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. O arquétipo é a sensação, a energia, o impulso que nos movimenta. Romper com o determinismo está justamente no que Tamara trouxe: explorar e agregar outras formas de ser, experimentar a mobilidade, ser possível ser num mundo de parecer.

      Excluir
  2. Arquétipos são tipos universais, tão antigos que estão na memória coletiva. Como a mãe através de tempos, culturas, regiões, e assim por diante. Estereótipos são engessamentos de perfis, estáticos, e munidos de preconceitos.
    Não havia pensado nisso neste texto a princípio, mas vocês trouxeram esses temas ligados à simbologia do signo Áries. Acho que tudo pode, e tudo cabe, mas o principal que faltou aqui, e que é elemento fundamental, característico é o humor.
    Com ele permeando todo o texto, discorrendo e analisando espirituosamente...Vadio.
    Nele, ninguém ousou discorrer!
    Bjos

    ResponderExcluir